domingo, 10 de fevereiro de 2013

Aula de Campo em Vila Bela da Santíssima Trindade - Vídeo.


Aula de Campo em Vila Bela da Santíssima Trindade - Primeira capital de Mato Grosso.

No mês de novembro de 2012 viajamos para a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade que foi a primeira capital do estado de Mato Grosso. Essa aula de campo era bastante esperada pelos alunos e eles não mediram esforços para que a mesma acontecesse. Tivemos também o total apoio do nosso diretor - professor Mendes. A aula foi um sucesso e ficará para sempre na memória dos alunos que participaram. A viagem contou também com uma breve passagem pela Fazenda Jacobina e na cidade de Cáceres. O resultado dessa aula de campo foi excelente, os meus agradecimentos a todos alunos e alunas que participaram, aos professores de apoio: Admilson, Eduardo, Francinea, Gonçalina e Jussandro e ao nosso diretor Mendes. Fazenda Jacobina - localiza-se à margem esquerda do rio Paraguai, próximo à antiga Vila Maria do Paraguai (atual Cáceres), na então Província do Mato Grosso, no Brasil. Este latifúndio foi estabelecido em 1769 pelo português Leonardo Soares de Sousa. Ao longo de sua história constituiu-se em um importante estabelecimento produtor de charque e de açúcar, que abastecia não só os grandes centros brasileiros como São Paulo e Rio de Janeiro, mas que também exportava para a Europa.Como a maioria dos latifúndios no Brasil, utilizava em grande escala a mão-de-obra escrava. Entrou em decadência a partir de 1888, após a abolição da escravatura. O viajante francês Hercules Florence, que integrou a Expedição Langsdorff ao interior do país entre 1825 e 1829, tendo sido hóspede na Jacobina, registrou em seu Diário:"Em 1827, a Jacobina era a mais rica fazenda da Província. Tinha 60 mil cabeças de gado, 200 escravos e igual número de alforriados"
Cáceres – está localizada a oeste no estado do Mato Grosso, a 210 quilômetros da capital Cuiabá, tem uma população de 86.175 hab. Cáceres foi fundada em 6 de outubro de 1778 por Luiz de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, então Governador e Capitão-General da Capitania de Mato Grosso, com o nome de Vila Maria do Paraguai, em homenagem à Rainha Maria Primeira - A Louca.
Breve História de Vila Bela da Santíssima Trindade - MT
A descoberta das minas do Cuiabá e do Mato Grosso ocorreu num momento em que estava em vigor o Tratado de Tordesilhas, portanto, juridicamente eram terras espanholas. Para assegurar a posse destes territórios, o governo português decidiu tomar algumas providências para consolidar o Mato Grosso português. Entre elas estava a criação da capitania de Mato Grosso ocorrida em 9 de maio de 1748. Em 19 de março de 1752, Rolim de Moura fundou Vila Bela da Santíssima Trindade, ali instalando a sede da nova capitania.

Aula na academia

Em abril, fomos eu e o e o professor Whanderson (Geo) ajudar a professora Noelle (Ed Física) em uma aula em academia. Os alunos gostaram bastante e se divertiram muito também.

Atividades de 2012

Em 2012 prometi dar mais atenção ao meu blog, mas acabei deixando de lado diante de tanta coisa a ser feita. Vida de professora...rsrs...Neste ano quero tentar fazer do blog uma ferramenta a mais de trabalho. Vou começar postando coisas que fizemos no ano passado e que acabei não postando aqui. Trabalhei em 2012 com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Terezinha de Jesus da Silva em Várzea Grande - MT e foi um ano bem produtivo, gostoso onde pudemos tirar os alunos da sala de aula e levá-los para algumas atividades que eles gostaram muito. Visita ao Parque Mãe Bonifácia em Cuiabá - MT
O parque Mãe Bonifácia é um parque urbano localizado no município brasileiro de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. O parque foi inaugurado em dezembro de 2000 e está localizado na Avenida Miguel Sutil, em uma área de 77 hectares. Seu nome deu-se em homenagem a uma curandeira, escrava refugiada, conhecida por Mãe Bonifácia. Além do curandeirismo, Mãe Bonifácia controlava o acesso ao quilombo (a área era habitaba por quilombolas). O parque possui cinco trilhas e cinco postos com equipamentos de ginástica, mirante, centro de educação ambiental e praça cívica.