quarta-feira, 11 de maio de 2011

15 de Maio - Aniversário de Várzea Grande - 144 anos

Registra-se como data oficial da fundação de Várzea Grande 15 de maio de 1867,quando o Presidente da Província, José Vieira Couto de Magalhães ,resolveu montar um campo de prisioneiros paraguaios na margem direita do Rio Cuiabá, defronte à capital.
Em 2011 Várzea Grande completa 144 anos de sua fundação oficial. E o que temos para comemorar? A história mal contada? O fato da 2ª maior cidade do estado de Mato Grosso estar completamente abandonada?
Sim abandonada em todos os sentidos, as ruas esburacadas, o pronto socorro que mais parece uma enfermaria em tempos de guerra, o sistema educacional que não funciona e onde encontramos professores que tem a cara de pau de dizer a uma tia de aluna: "relaxa tia, ela tem quatro anos para aprender ler".A violência que impera... o Terminal André Maggi... A mudança de prefeito a cada momento: e Murilo, é Tião, é Madureira???? Não é Tião, é Murilo... ai que confusão. Ninguém entende mais nada.
Mas bem, vamos procurar um motivo para comemorar: parabéns ao povo várzeagrandense que apesar de todas as mazelas não desiste, acorda cedo e vai para o trabalho, sorri, é hospitaleiro. Parabéns. E esperemos que no próximo ano tenhamos mais motivos para dizer: Feliz aniversário Várzea Grande!

Tânia

segunda-feira, 9 de maio de 2011

9 de Maio - Aniversário de Mato Grosso - 263 anos.

[...] se determinaram atravessar a cordilheira das Gerais de oriente para poente; e como estas montanhas são escalvadas, logo que baixaram a planície da parte oposta aos campos dos Parecis (que só tem algumas ilhas de arbustos agrestes), toparam com matos virgens de arvoredo muito elevado e corpulento, que entrando a penetrá-lo, o foram apelidando Mato Grosso; e este é o nome que ainda hoje conserva todo aquele distrito.
Caminharam sempre ao poente, e depois de vencerem sete léguas de espessura, toparam com o agregado de serras [...].
Pelo registro, o nome Mato Grosso é originário de uma grande extensão de sete léguas de mato alto, espesso, quase impenetrável, localizado nas margens do rio Galera, percorrido pela primeira vez em 1734 pelos irmãos Paes de Barros. Acostumados a andar pelos cerrados do chapadão dos Parecis, onde apenas havia algumas ilhas de arbustos agrestes, os irmãos aventureiros, impressionados com a altura e porte das árvores, o emaranhado da vegetação secundária que dificultava a penetração, com a exuberância da floresta, a denominaram de Mato Grosso. Perto desse mato fundaram as Minas de São Francisco Xavier e toda a região adjacente, pontilhada de arraiais de mineradores, ficou conhecida na história como as Minas do Mato Grosso.

Posteriormente, ao se criar a Capitania por Carta Régia de 9 de maio de 1748, o governo português assim se manifestou:


Dom João, por Graça de Deus, Rei de Portugal e dos Algarves, [...] Faço saber a vós, Gomes Freire de Andrade, Governador e Capitão General do Rio de Janeiro, que por resoluto se criem de novo dois governos, um nas Minas de Goiás, outro nas de Cuiabá [...].

A criação da capitania de Mato Grosso ocorreu em 9 de maio de 1748. A nova capitania foi desmembrada da de São Paulo e ficou subordinada, temporariamente, até a posse de seu primeiro governador, ao governo do Rio de Janeiro, chefiado por Gomes Freire de Andrada.A criação da capitania de Mato Grosso envolvia uma questão geopolítica: pela grande extensão de sua fronteira com o império colonial espanhol deveria ser o antemural da colônia, detendo as incursões espanholas sobre territórios que Portugal já considerava como seus. A comemoração faz parte da Semana de Mato Grosso, instituída pelo decreto nº 7.467, de 24 de abril de 2006.

Apostila de História de Mato Grosso e
Paulo Pitaluga C. Silva

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Retomando

Isto aqui estava quase totalmente abandonado,agora estou retomando. Para começar, uma menção ao prêmio que nossa escola recebeu na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). O Prêmio Construindo a Nação.
O Prêmio Construindo a Nação é destinado às escolas que realizam projetos voltados à cidadania, que abordem situações internas às escolas ou que envolvam o público externo em qualquer um desses segmentos.
Na foto a nossa coordenadora Ana Paula e o nosso Diretor Dimas.